quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Retrô FC e Decisão conseguem acesso inédito à Série A1 do Pernambucano

O Retrô FC e o Decisão conquistaram o acesso inédito à Série A1 do Campeonato Pernambucano nesta quarta-feira, ao fim do quadrangular decisivo da segunda divisão estadual. O Retrô consegue o feito em seu primeiro ano como time profissional, o que torna o feito ainda mais relevante. E agora, as equipes disputam a decisão da Série A2, com data a ser confirmada.

+ Veja como terminou o quadrangular final da Série A2

Por GloboEsporte.com — Recife

O time perdeu do Vera Cruz por 1 a 0 na Arena de Pernambuco, mas subiu graças a um gol marcado a que o próprio Vera, que terminou em 3º na tabela. Os times empataram em pontos (4), número de vitórias (1) e saldo de gols (0).

Por outro lado, o Decisão empatou com o Porto no Luiz Lacerda, por 1 a 1, e terminou o quadrangular líder, com 5 pontos. Everton abriu o placar para o Gavião e Pedro Maycon empatou de calcanhar.

Acesso relâmpago

O Retrô não tem nem um ano de existência. Pelo menos não o time profissional. O clube foi fundado em fevereiro de 2016, surgindo como um Centro de Treinamento voltado para a formação de atletas das categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Em janeiro deste ano, profissionalizou-se

O forte investimento no clube o fez entrar na competição como favorito. No balanço financeiro de 2017, o Retrô FC declarou R$ 492 mil de receita bruta. Todo o valor foi justificado como "doações de terceiros". O Retrô não tinha, àquela altura, faturamento com patrocínios ou rendas de públicos, por exemplo.

Ao todo, 80% desse valor foi destinado para o processo de profissionalização junto à CBF. Em 2018, o time jogou o Pernambucano Sub-15. Neste ano, o infantil e juvenil também entraram em outras competições - inclusive, fora do país.

O Retrô manda seus jogos na Arena de Pernambuco, palco feito para a disputa da Copa do Mundo de 2014. No mesmo lugar que perdeu para o Vera Cruz com um gol de Vitor, o Retrô deve mandar seus jogos na elite do futebol de Pernambuco em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário